Alunos de Administração participam do Projeto: Ágeis com Project Model Canvas

Aconteceu nos dias 10 e 18 de abril aulas práticas para elaboração de projetos ágeis através da metodologia Project Model Canvas. Uma metodologia de gerenciamento de projetos desenvolvida pelo Consultor e Professor da FGV, o Sr. José Finocchio Junior, autor do livro “Project Model Canvas: Gerenciamento de Projetos sem Burocracia”.

Essa metodologia vem sendo aplicada pelo Professor Jefferson Souza há 3 anos na Faculdade Multivix unidade de Nova Venécia e tem sido um sucesso a orientação aos alunos a um olhar simples e eficiente na elaboração e cocriação de plano de projeto de maneira colaborativa, envolvendo a equipe e partes interessadas em uma única sessão. E esse ano, foi a vez dos alunos do 7º Administração, na disciplina de Análise de Projetos e Orçamento Empresarial, lecionada pelo Professor Jefferson Souza.

Segundo o Professor Jefferson, o PM Canvas ajuda a desenhar o modelo mental do plano e permite visualizar suas ligações e dependências em uma única página. Para colocar a metodologia em prática, os alunos foram divididos em grupos de até 06 pessoas, onde cada grupo designou o Gerente do Projeto. Projeto esse, definido a critério de cada grupo, através de um brainstorming. Na metodologia, os participantes preenchem um CANVAS em uma folha em formato A1, inserindo nos 13 quadros que definem, resumidamente: POR QUÊ, O QUÊ, QUEM, COMO, QUANDO E QUANTO. Essas são as perguntas certas para estruturar o planejamento.

O gerente em cada projeto coordenou o brainstorming com os membros de sua equipe e pensaram em um cliente, para que todos construíssem o plano juntos, tendo, ao mesmo tempo, uma visão conjunta sobre seus objetivos, fases, custos e benefícios.

Todos os projetos foram apresentados e avaliados a critério de priorização, considerando variáveis de custo, tempo, escopo e qualidade, frente aos impactos.

Para evidenciar a influencia desse projeto, fizemos questão de colher alguns dos depoimentos dos próprios alunos:

“O trabalho desenvolvido foi produtivo e desafiador pois nós alunos nos sentimos em uma empresa de fato onde desenvolvemos o projeto e entendemos um pouco mais na prática como funciona de fato a realização do mesmo dentro de uma organização.
Pode-se se criar um projeto apresenta-lo e defender a nossa ideia assim como na empresa. Esse tipo de trabalho aproxima nós alunos da realidade que vamos enfrentar no mercado. Proporcionando assim, experiências incríveis”
. Destaca a aluna Regiane Araujo.

“Foi de grande agregação de conhecimento para a turma como um todo. Gostei muito da forma de aplicação em sala, pois tive uma perfeita noção de como esse recurso é utilizado em grandes empresas. É a realidade profissional dentro da sala de aula. Gosto muito desse método de ensino”. Afirma a aluna Julyana Ventorim.

“Em equipe, aprendemos como funciona o TAP, que é o Termo de Abertura de Projetos. E como inicia um projeto. Procuramos buscar algo na cidade de Pinheiros, ES que tivesse a necessidade de se fazer um projeto em prol dá melhoria do local para a população e usuários. Escolhemos o Ginásio de Esportes – local de cultura e lazer para os Pinheirenses. Esse trabalho nos agregou valor. E trouxe consigo uma oportunidade do projeto em questão de ser realmente realizado. E vamos apresentar a Prefeitura Municipal”. Comenta a aluna Jéssica Possidonio.

“Foi uma experiência bem didática, pois além de aprender na teoria, tive a oportunidade de criar projetos e apresentar e defender sua execução para os demais colegas da turma. É importante conhecer novas formas de planejamento para agregar conhecimento, podendo aplicar tanto na vida profissional, quanto na vida pessoal”. Afirma a aluna Joyce Dezen.

“O Project Model Canvas foi mostrado em sala de aula como um modo de realizar um projeto mais claro, rápido e com mais objetividade. Tendo menos burocracia na sua realização, menos papelada, facilitando a vida corrida do dia a dia que sempre é muito intensa. Na sala de aula, realizamos um projeto percebendo que podemos praticar esse modelo em nossa realidade, vida, trabalho, execução de qualquer ideia, da mais simples a mais sofisticada. Pois cria um ambiente de trabalho mais leve e criativo”. Completa o aluno Braz Veloso.