Acesse o novo site da Multivix

Alunos de Engenharia Ambiental analisam o teor de ácido acético em amostra de vinagre no Laboratório

Foi realizada no dia 17/11/2016, no Laboratório de Química da Faculdade Multivix unidade Nova Venécia, uma aula prática com os alunos do 6º período do curso de Engenharia Ambiental intitulada: “Volumetria de Neutralização: determinação de ácido acético em amostra de vinagre” da disciplina de Química Analítica Aplicada.

Os alunos aliaram seus conhecimentos teóricos vistos na disciplina com a parte prática, realizando titulações ácido-base, com o objetivo de determinar a concentração molar e a porcentagem em volume (teor % p/v) de ácido acético presente em uma amostra de vinagre comercial e, no final, compararam a informação do rótulo com o resultado obtido.

Os alunos foram orientados pelo Professor Alexandre Demo Agrizzi, Mestre em Engenharia Ambiental pela UFES, tendo auxílio do técnico de laboratório e Enf. Ulysses Silva e supervisão do Coordenador do Curso, Prof. Douglas Vidal.