projeto-ciencias-contabeis-0003

Teoria x Prática: a relação do profissional contábil com a contabilidade de custos

O ensino superior busca transmitir aos seus alunos, teoricamente, as funções, tarefas, princípios, ética, enfim, todo conteúdo plausível acerca do profissional que eles escolheram se tornar. O grande desafio do intermediador deste conhecimento – o professor – é fazer com que a teoria expressa em livros e exposta em sala de aula alcance um nível mais estreito possível com a realidade, principalmente no que diz respeito aos aspectos da economia e do mercado em que seus alunos estão inseridos.

Estudantes do curso de Ciências Contábeis são convidados, frequentemente, a praticar a teoria desenvolvida em sala de aula, seja pela forma de trabalhos acadêmicos, pesquisas de campo ou até mesmo com a vivência em seu trabalho. Esta atividade faz com que os alunos consigam compreender melhor as tarefas de sua profissão e principalmente, o que se consegue aplicar na prática do que foi aprendido na teoria.

Pensando nessa relação entre a teoria e prática a Professora Kelly Beatriz de Baque propôs aos seus alunos do 5º/6º períodos de Ciências Contábeis da Faculdade Multivix unidade de Nova Venécia que buscassem dois profissionais da área para expor a realidade vivida por eles no dia-a-dia, direcionado à Contabilidade de Custos.

O contador Rafael da Conceição e também ex-aluno da Multivix, levou aos alunos à realidade da contabilização dos custos de pequenas empresas do setor comercial, enfatizando as dificuldades e desafios encontrados na obtenção dos dados. Jefferson Vial Lacerda, contador da Empresa Toledo Mineração, no ramo de extração de granito, falou sobre todo o processo de formação e contabilização do custo do produto, tendo uma equipe de contabilidade dentro da empresa.

“O projeto foi um sucesso! Os alunos interagiram com os palestrantes, fazendo perguntas e comentários. Os profissionais trouxeram experiências que enriqueceram o conhecimento dos alunos, esclarecendo dúvidas e ‘matando’ curiosidades! E ainda finalizamos com um maravilhoso coffee break organizado pelos próprios alunos. Foi maravilhoso! Agradeço a todos envolvidos: Rafael e Jefferson, pela disponibilidade; à coordenação de curso pelo apoio; aos alunos que abraçaram o projeto; e ao Prof. Anderson que se fez presente, prestigiando nosso trabalho. Alcançamos o objetivo com a ajuda de todos!”, enfatizou a Professora Kelly Beatriz.